Publique sua Obra na Editora Eletrônica LUIZ SERGIO COELHO DE SAMPAIO
1 - NOTÍCIA BIOGRÁFICA

Sampaio nasceu no Rio de Janeiro, em 10 de novembro de 1933. Cursou o Ginásio e Científico no Colégio Militar-RJ; graduou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e em Economia (SUESC-RJ); obteve a pós-graduação em Análise de Sistemas na ENCE-RJ. Casado com Lailce Regina Lodo de Sampaio, possui três filhas: Tatiana, Thais e Talita.

Aparte sua atividade filosófica, Sampaio possui uma intensa e diversificada experiência empresarial, tendo sido, entre outras coisas:


Foto: Helder Maia - Lisboa

Superintendente Técnico da BOLSA DE VALORES-RJ, colaborando intensamente para a sua modernização. Até hoje vigoram no Rio e em S. Paulo as metodologia para formação de índices bursáteis por ele desenvolvidas a partir de um trabalho preliminar de Mário Henrique Simonsen. Idealizador, fundador e primeiro Diretor Geral do IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Rio).

Vice-Presidente da EMBRATEL, época em que idealizou e implantou o Projeto Ciranda, primeira rede informatizada no Brasil, em tudo semelhante ao que hoje é a Internet, empreendimento que vinha ainda como objetivo prestigiar a Política Nacional de Informática, pois fazia uso apenas de equipamento de procedência nacional . Foi desta forma, também, que se promoveu de maneira rápida e generalizada a digitalização da EMBRATEL. A este projeto, sucedeu o Projeto Cirandão de âmbito público À época, ambos os projetos colocavam o Brasil na vanguarda do desenvolvimento no setor de tele-informática, porém, foram ambos intencionalmente desmontados tão logo se deu o advento da "Nova República". É também de sua autoria o programa de Desenvolvimento Cultural que visava dar aos empregados da Empresa uma maior consciência de suas responsabilidades sociais - não apenas econômicas, mas igualmente políticas e culturais - para além da sua já reconhecida proficiência técnica e alertá-los assim dos perigos do corporativismo que começava a corroer os padrões de eficiência, qualidade e seriedade da Empresa. Coordenou a equipe que idealizou e negociou o convênio que deu nascimento à TELEVIA PARA A EDUCAÇÃO ao fim do Governo Itamar Franco, mas também hoje descontinuada.
É Membro da ABF (Academia Brasileira de Filosofia), fundador do IPGAP e também fundador e ex-Presidente do Instituto Cultura-Nova.

Realizou aulas e conferências em diversas instituições, no Brasil e no exterior, dentre elas: UFRJ, USP, UFP, UnB, UERJ, UFRGS, Universidade Nova de Lisboa, SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República), SERPRO, Banco Central do México, FGV, Fundação João Pinheiro, ECEME, Cia Vale do Rio Doce, PETROBRÁS, ELETRONORTE, SESC-SP, EMBRATEL.

2 - OBRAS

1. A Permanente Revolução do Analógico ao Convencional – Rio de Janeiro. Parcialmente publicado no JB em 07/09/80.

2. As Lógicas da Diferença – Rio de Janeiro, EMBRATEL, 1984.

3. Informática e Cultura – Rio de Janeiro, EMBRATEL, 1984.

4. Notas sobre a Significação da Teoria Axiomática dos Grupos. Rio de Janeiro, EMBRATEL, 1984.

5. Noções sobre Angelologia – Rio de Janeiro, EMBRATEL, 1984.

6. Lógica das Constantes Universais. Universidade Aberta Brasileira. Rio de Janeiro, 1997.

7. Noções Elementares de Lógica – Tomo I. Rio de Janeiro, Inst. Cultura-Nova, 1988 (xerografado).

8. Lógica e Economia. Rio de Janeiro, Ed. Inst. Cultura-Nova, 1988 (xerografado).

9. O Mundo Concreto. Tempo-espaço e Materialidade. Partículas e Forças, Vol. I e II. Rio de Janeiro, Ed. Inst. Cultura-Nova, 1988 (xerografado).

10. Noções Elementares de Lógica – Tomo II. Rio de Janeiro, Ed. Inst. Cultura-Nova – 1989 (xerografado).

11. Lógica e Psicanálise - nove ensaios. Rio de Janeiro, Ed. Inst. Cultura-Nova, 1990 (xerografado).

12. Depoimento para Rumos da filosofia atual no Brasil em auto-retratos – 2º volume (publicação idealizada e dirigida pelo Dr. P. Stanislavs Ladusãns S.J. que infelizmente faleceu antes de sua efetiva publicação). Rio de Janeiro, 1990.

13. Noções de Onto-teo-logia. Rio de Janeiro, Ed. Inst. Cultura-Nova, 1990 (xerografado).

14. Noções Elementares de Lógica – Compacto. Versão abreviada e significativamente modificada do volume I da obra homônima acima mencionada. Rio de Janeiro, I. Cultura-Nova, 1991 (xerografado).

15. Lacan e as Lógicas. Versão em português de artigo para Cahiers de Lectures Freudienne

16. Entrevista a Diane Kuperman in KUPERMAN, Diane, Anti-Semitismo, Novas Facetas de uma Velha Questão, Rio de Janeiro, Notrya, 1993.

17. Cultura para a Educação, palestra in Conferência Nacional de Cultura, Rio de Janeiro, CULT, 1993.

18. Apontamentos para uma história da física moderna. Rio de Janeiro, UAB, 1993/1997 (xerografado).

19. Introdução à Antropologia Cultural., I, II, III e IV em 2 vídeos, com cerca de 3,5 h de duração, EMBRATEL/UAB, 1994.

20. Dialética trinitária versus hiperdialética qüinqüitária. Rio de Janeiro, dezembro de 1995 (xerografado). Também em versão em Francês.

21. A matematicidade da matemática surpreendida em sua própria casa, nua na passagem dos semigrupos aos monóides. Rio de Janeiro, outubro de 1995 (xerografado).

22. O jogo da diferença é o jogo do inimigo in O ENCONTROUm olhar sobre a Cultura, o Cidadão e a Empresa. Rio de Janeiro, CNI-SENAI/Ayuri, 1995.

23. Lógica e Realidade - sob as vestes, ora mais, ora menos adequadas, de uma retórica formalizante. Rio de Janeiro, fevereiro de 1996 (xerografado)

24. Noções de Antropo-logia. Rio de Janeiro, UAB, dezembro de 1996. (xerografado).

25. A Questão Cultural – Palestra proferida no Workshop sobre A Questão Cultural, sob os auspícios da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Brasília, outubro de 1996 (xerografado).

26. Princípio Antrópico - um novo fundamento e uma significação renovada.. Rio de Janeiro, UAB, fevereiro de 1997 (xerografado).

27. Lógica Ressuscitada - Sete ensaios. Rio de Janeiro, Ed. UERJ, 2000.

28. Noções de teo-logia. Rio de Janeiro, UAB, 1997 (xerografado).

29. Outra vez, a matematicidade da matemática. Rio de Janeiro, UAB, dezembro de 1997.

30. The Octect of the Physical Beings – Vacuum, the Class of Fermions and the Six Bosons Mediating Natural Forces, Rio de Janeiro, 1998 (xerografado). Também em versão em Português.

31. A Grande Tarefa de Nosso Tempo: uma Nova Filosofia in Revista Brasileira de Filosofia, fasc. 189, S. Paulo, 1998.

32. Desejo, Fingimento e Subversão ma história da Cultura, Rio de Janeiro, 1998 (xerografado).

33. Reflexões, moderadamente otimistas, acerca do advento de uma cultura nova lógico-qüinqüitária in Pensamento Original - Made in Brazil, Rio de Janeiro, Oficina do Autor/FINEP/...,1999.

34. Lógica da Diferença, Rio de Janeiro, 1999 (aguardando publicação).

35. Considerações Gerais sobre a História da Cultura - Pré-requisito para a Compreensão e Avaliação da Situação Brasileira, palestra no Evento anúncio do Programa do Laboratório de Estudos do Futuro, UnB, Brasília, 1999.

36. Crítica da Modernidade. Rio de Janeiro, julho de 1999.
 

3. OBRAS E OPINIÕES DE TERCEIROS SOBRE O AUTOR

3.1 - Livros e relatórios

1. CÔRTES GUIMARÃES, Aquiles. Tendências da Filosofia Brasileira Contemporânea - os neohegelianos. Projeto de pesquisa para o CNPq. Rio de Janeiro, novembro de 1994.

2. ________Sumário das Contribuições à filosofia da parte de Luiz Sergio Coelho de Sampaio, in FINEP....

3. JORGE JAIME de Souza Mendes. Luiz Sergio Coelho de Sampaio, filósofo da lógica ressuscitada e anunciador de uma cultura nova qüinqüitária que se nos avizinha em História da filosofia no Brasil, vol. IV. Rio de Janeiro, Vozes (no prelo).

4. BARBOSA, Marcelo Celani. As lógicas - As lógicas ressuscitadas segundo Luiz Sergio Coelho de Sampaio. S. Paulo, Makron Books,1998 (no prelo).
 

3.2 - Teses Acadêmicas(Teses acadêmicas ou eqüivalentes, fazendo referência em maior ou menor medida à obra de Sampaio.)

1. GARCIA, Armando Edson. A difração da pessoa no discurso - as linguagens e suas gramáticas, tese de doutorado no Departamento de Ciências da Literatura da UFRJ, 1986.

2. SOUTO, Edgard Garcia do. Édipo - de volta a Platão. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Marcos. Curso de Psicologia - Teorias e Técnicas Psicoterápicas. São Paulo, 1987.

3. RAMOS E CÔRTE, Adelaide. Estilos gerenciais do profissional da informação na área de biblioteconomia, tese de mestrado no Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Brasília, 1988.

4. BARBOZA, João Baptista Dias. Telecomunicações e informatização da sociedade industrial, tese de mestrado em Sociologia na Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1988.

5. BREGALDA do CARMO, Paulo Fábio. Políticas de privatização, tese de fim de curso na Escola Superior de Guerra, 1990.

6. RAPOSO, Luiz Fernando. Valores, necessidades e bem comum: contribuição para os fundamentos axiológicos da doutrina da Escola Superior de Guerra, tese de fim de curso na Escola Superior de Guerra, 1990.

7. KUPERMAN, Diane. Anti-semitismo - novas facetas de uma velha questão tese de mestrado na Escola de Comunicações da UFRJ, 1992; Rio de Janeiro, Notrya, 1993. A autora toma como principal referência uma série de longas entrevistas com J. Habermas, R. D. Jraetz (ex-rebino em N. York), Sampaio e outros. Nesta sua entrevista Sampaio mostra como a conjuntura social na passagem do século XVIII a XIX , em Frankfurt, foi decisiva para o enraizamento do anti-semitismo na Alemanha, aí ressaltando a percepção e o juízo do jovem Hegel sobre os acontecimentos de então.

8. RODRIGUES, Rubi G. Uma tentativa de radicalização das noções husserlianas de intencionalidade e redução , visando uma teoria holística da racionalidade, tese de pós-graduação no Departamento de Filosofia da UnB, 1993.

9. TEIXEIRA, Gladslene Deniz. Filosofia e currículo: uma proposta a partir do projeto desenvolvido pela EMBRATEL, tese de mestrado no Centro de Educação e Humanidades Faculdade de Educação da UERJ, 1995.

10. BRAGA, Cláudio. A revolução tecnológica nas telecomunicações e suas implicações para a reestruturaçào do Setor no Brasil, tese de mestrado no Instituto de Economia Industrial da UFRJ, 1996.
 

4 - OUTRAS REFERÊNCIAS SOBRE AUTOR E OBRA

Entrevista na Revista GENTE, Nº 1154, 28/10 a 5/11/1998, Portugal.


Apoio cultural
Visite o site www.sinergia-spe.net
Sinergia SPE Ltda.